Pesquisa aponta principais estratégias de Operações de RH em 2017

By andriele | Pessoas

Indicadores levantam resultados sobre terceirização, erros e custos do setor dentro das empresas

Durante o HR Operations, entre os dias 10 e 11 de maio, foi realizada a pesquisa Indicadores das Operações de RH. Comandada pelo diretor de Recursos Humanos da Netshoes, Sérgio Povoa, o levantamento contou com cerca de 60 representantes de diversas empresas, que responderam às perguntas em tempo real. No evento, Sérgio Povoa fez uma análise, conforme as respostas dos entrevistados, sobre questões de terceirização, operações de RH, satisfação de funcionários, entre outras. Os profissionais tiveram a oportunidade de interagir, contando casos internos e tirando eventuais dúvidas. Confira o resultado da pesquisa abaixo:

TERCEIRIZAÇÃO

De acordo com a pesquisa, a terceirização das operações de RH ainda não é o modelo adotado pela maioria das empresas – 57% dos respondentes. Ainda assim, 15% dos participantes disseram que o modelo está em processo de avaliação e 28% das empresas já adotam esse formato.

SATISFAÇÃO

Questionados sobre o nível de satisfação dos colaboradores atendidos por operações, 39% responderam que a maioria está satisfeita; 17% apresentaram uma avaliação mediana (conforme gráfico); e 10% apontaram uma satisfação abaixo dos 50% do total. Vale ressaltar que sobre essa questão, 34% afirmaram não terem realizado avaliações internas sobre.

ERROS

De acordo com os respondentes, as atividades realizadas pela área de operações de RH que mais apresentam erros são referentes aos benefícios, representando 60% dos votos. Em seguida estão os itens, cálculo de folha de pagamento (24%); admissão de colaboradores (10%); e, por último, rescisão contratual (5%).

 

HEADCOUNT

Quando perguntados sobre os impactos de redução do headcount de operações nos últimos 12 meses, 51% dos profissionais responderam que houve um decréscimo de 10% a 30%; 41% responderam que não houve redução; e, por final, 8% disseram que houve redução de 30% a 50%.

 

CUSTOS

De acordo com 35% dos respondentes, os custos de recursos humanos estão equilibrados com o número de colaboradores; 25% responderam que os custos estão acima da média; e para 10% os custos estão abaixo da média. Nessa questão, 30% dos profissionais afirmaram não avaliar esse ponto.

O HR Operations é um evento que reúne casos reais sobre tendências para a área de serviços de RH como novas tecnologias para a automatização de processos, melhoria e excelência no atendimento ao cliente.